Check-up

Seu Coração

Check-UP

É notório o grande aumento de expectativa de vida ocorrido principalmente na última década, tanto pelos avanços na medicina quanto pela difusão de conhecimentos sobre hábitos e estilo de vida saudáveis.

Check UpApesar de termos ganho aproximadamente dez anos em tempo de vida, muitos não conseguem usufruir deste período por estar doentes. As principais causas de mortalidade e invalidez precoce (doenças crônicas não transmissíveis) no mundo são: doença cardiovascular, câncer, doenças respiratórias e diabetes. Hoje temos clara evidência de que os fatores determinantes para a ocorrência dessas patologias são o estilo de vida – como padrão alimentar ruim, inatividade física, uso de tabaco, consumo de álcool – e condições psicossociais (como estresse e falta de suporte social).

O aumento da incidência dessas doenças prejudica tanto o indivíduo quanto a sociedade, por influenciar as relações sociais, os custos dos sistemas de saúde e o absenteísmo nas empresas. O impacto econômico não pode ser ignorado: aproximadamente 80% dos custos relativos à saúde (pública e privada) dizem respeito às doenças crônicas.

Como o check-up pode ajudar?

Como o check-up pode ajudarcheck-up alia o conceito de avaliações preventivas para o diagnóstico precoce de doenças ao conceito de medicina baseada no estilo de vida. Objetiva-se detectar alterações que possam indicar doenças atuais e principalmente modificar o estilo de vida, visando a um futuro mais saudável, construindo e aperfeiçoando um perfil de saúde.

Após a avaliação médica, define-se quais exames complementares são necessários – lembrando que estes variam conforme o perfil de cada paciente. Com os resultados em mãos, realiza-se a consulta médica de retorno, ocasião em que o cliente tem a oportunidade de dialogar e receber esclarecimentos sobre os resultados dos exames feitos, traçando um plano combinado de ações de promoção à saúde para o futuro.

Mais do que apenas o diagnóstico precoce, o foco no estilo de vida é fundamental para a prevenção de doenças. Esta abordagem traz imensos benefícios, que incluem, entre outros, bem-estar pessoal, melhora da qualidade de vida e redução de custos com saúde a longo prazo.